quinta-feira, 24 de março de 2016

Questionamento antigo, mas sempre atual sobre sexualidade....



            Querido Uri,

Estou com um problema. Meu namorado é muito arcaico, assim, ele era hétero até os 22 anos, teve namorada a vida toda. Hoje ele tem 25, tem dois anos que a gente namora, mas pra mim esta sendo muito difícil. Eu amo ele muito, mas sempre tenho a impressão que ele me considera uma bichinha qualquer. Reclama de meu gosto musical, não suporta lugares  gays , não gosta de meus amigos, fica dizendo que eles são umas putas. Não quero terminar, o que fazer?
Anônimo 357.

Anônimo queridão,

Um problema e tanto que você tem nas mãos. Imagine que para um casal hétero já é difícil se manter junto e superar as diferenças culturais, familiares e toda uma existência, uma bagagem de vida que eles trazem para a relação quando começam a namorar. No seu caso a diferença ainda tem que passar pelo viés do preconceito sexual internalizado. Que bicho é esse? Adriana Nunan, doutora em psicologia (http://www.adriananunan.com/), e autora do livro Homossexualidade: do preconceito as relações de consumo, vem nos dizer resumidamente que uma vez que nascemos e somos socializados por um viés heteronormativo, mesmo que tenhamos uma orientação sexual diversa da hétero ainda assim seremos preconceituosos, inclusive com relação a própria sexualidade. Em termos leigos é a expressão da não aceitação da própria sexualidade. No Brasil isso é claro. Os seguimentos LGBT não se unem. Em outro texto eu falei sobre isso. Os grupos que se excluem. Os cross-dressers que não aceitam os travestis, os gays que não aceitam as lesbicas, etc. Na periferia das grandes cidades é fácil encontrar garotos que fazem sexo com outros homens e que se intitulam heterossexuais por adotarem a posição ativa na relação sexual. Estes são alguns exemplos do preconceito sexual internalizado. Seu namorado, infelizmente, tem um grau acentuado desse tipo de preconceito. Muito provavelmente em virtude de ter experienciado a maior parte da vida dele como hétero. E Le foi formatado para criticar as posturas mais femininas, treinado a considerar qualquer gay como promiscuo, a não gostar dos ambientes GLS etc.
Por outro lado, isso deve causar grande sofrimento para ele também. Não se aceitar, não ter um sentimento de pertencimento grupal é muito ruim para a subjetividade e para saúde psíquica de uma pessoa, afinal ele foi treinado para achar errado, feio, sujo, uma abominação (a depender da orientação religiosa dele) tudo aquilo que ele tem vivenciado com vc. É o fato de amar outro homem, de sentir desejo pelo corpo de outro homem que se mistura com os preconceitos dele e uma grande luta interna se trava todos os dias. Como a cabeça da gente é muito esperta, ela usa um mecanismo chamado identificação projetiva, ou seja, eu critico no outro as coisas que são minhas e que eu não consigo entrar em contato por serem dolorosas demais. Na verdade, toda vez que seu namorado tece uma critica contra você, a seus amigos ou ainda ao meio gay, é uma critica a ele mesmo que ele faz, sem ter consciência real disso.
O que de fato ele precisa é fazer as pazes com ele mesmo. Sugiro a procura de um psicólogo, de preferência alguém com experiência em sexualidade. Caso seja difícil encontrar no lugar onde você mora vocês podem procurar o conselho regional de psicologia e pedir uma indicação. Na terapia ele vai poder se conhecer melhor e se aceitar, o que vai trazer mais felicidade para ele e mais saúde para a relação de vocês. Mas saiba desde o começo que não é de uma hora para outra que as coisas vão se resolver, vai precisar de boa vontade e empenho dele, mas tenho certeza que em nome da relação ele pode fazer isso. Converse com ele com calma, sem acusações, diga como você se sente, evite dizer: você faz isso ou aquilo. Comece suas frases sempre dizendo eu me sinto de tal forma quando uma situação X acontece. Ele vai ser mais receptivo a te ouvir e a conversa pode fluir com mais calma e coerência.
Basicamente é isso. Qualquer outra duvida a gente vai esclarecendo pelos comentários.
Abraço e  boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário