sábado, 16 de abril de 2016

Quanto custa um ser humano?




Num primeiro momento eu diria que um ser humano é invalorável, mas observando o cotidiano vejo que as coisas não são bem por ai. Diversas formas de valoração existem, dinheiro, sentimento, status, masculinidade, capital intelectual, enfim, no fim das contas talvez seja o ser humano uma das coisas mais valoráveis que existem.
Pensar em valores sempre remete a comparação ou a condição de troca. Comparação no sentido de julgar o que é melhor ou pior e condição de tr
oca no esquema de o que eu posso ter em troca se eu te oferecer isso ou aquilo.
Algumas pessoas me dizem se sentir ofendidas com isso, quando alguém tenta de alguma forma oferecer presentes, facilidades ou até mesmo dinheiro para tentar conquista-las, seja amorosamente, seja em outro âmbito da vida. Mas quando eu paro e penso me vem uma pergunta na mente: porque será que essas pessoas usam deste tipo de estratégia particular para se aproximar das pessoas? Um amigo uma vez me disse que fazia isso porque era a única coisa que ele tinha para oferecer. A extrema baixa estima dele o levava a pensar que ele  era feio demais e desinteressante demais para conseguir alguém se não fosse a traves de uma troca  monetária. O paquera dele tinha uma mulher e um filho, que este meu amigo sustentava e dava casa. Em troca o paquerinha ficava com ele alguns momentos na semana, faziam sexo, as vezes conversam um pouco, outras brigavam pela falta de carinho e cuidado( e até pela falta do beijo na boca) por parte do paquera.
O sentimento de desvalor que uma pessoa tem muitas vezes as leva a usar de estratégias confusas para atingir um objetivo. a esse amigo nunca passou pela cabeça investir em si mesmo. Num curso de alguma coisa, numa academia, num tratamento de pele, sei lá.qualquer coisa que fizesse com que ele se sentisse melhor e apto a conseguir uma relação com base em trocas amorosas e não monetárias.
Outros pelo contrario investem tanto em si mesmos de acham que devem ter um retorno com isso. Aproveitam-se de seus corpos, de sua condição de “machos de verdade” e quando não são categóricos em termos de valores, adoram ir ao shopping comprar uma roupinha, fazer uma viagem, ir numa festa cara tomar bebidas absurdamente caras. Com esses o mundo não é menos cruel não. Um dia, a idade chega o corpo não é mais o mesmo, a masculinidade já não é tão marcante e mesmo que seja, sempre tem carne nova no mercado e, como diz o discurso capitalista, pra que ficar com algo se existe outra coisa melhor, mais avançada ou mesmo mais nova no mercado? Com a passagem dos anos essas pessoas se tornam como as primeiras, se sentem desvalorizadas, inaptas, infelizes. Os inteligentes ainda conseguem ter uma poupança dos tempos áureos, os outros nem isso...
Ainda vislumbro um terceiro tipo que chega próximo ao primeiro, mas não com tanta força. São pessoas que são sim interessantes, que são sim belas, atraentes, mas que desejam ser outras pessoas que não elas mesmas. Desejam estar em outra classe social, em outro grupo de amigos, usar outras roupas, falar outras gírias. Uma pena, quem não reconhece o próprio valor se perde para si e para o mundo.porque não se aceitar, procurar um grupo de pessoas mais compatíveis? Uma amiga Xamã uma vez me disse a seguinte frase: Uri, é muito difícil encontrar um vegetariano em uma churrascaria, quem quer achar pessoas compatíveis tem que buscar nos lugares certos.
Enfim, melhor do que presentes é  ter carinho, respeito e consideração. Melhor que dinheiro é amor, é cuidado, é parceria. Mas para que se possa dar valor ao que realmente importa é preciso se amar e se dar valor antes de tudo. Quem não se ama não vai se sentir amado nunca, quem se acha inferior não vai nunca aceitar uma dádiva da vida.  E de verdade, pelo menos na minha verdade, o verdadeiro valor de um ser humano, não se mede com referencias objetivas. O verdadeiro valor de uma pessoa se mede pela falta que ela nos faz na vida, pela saudade que sentimos, pela dor de não poder trocar uma palavra, dar um abraço, ver um sorriso estampado no rosto.
Quer conquistar alguém? Seja você mesmo. Quem ficar merece estar ao seu lado, quem não ficar não deveria nem mesmo ter aparecido em sua frente!!!
Amor sempre,

Nenhum comentário:

Postar um comentário